quarta-feira, 24 de junho de 2009

Venda Nova do Imigrante




Venda Nova do Imigrante fica na região serrana do Espirito Santo, lugar maravilhoso.
Eu sou do Rio de Janeiro, mas minha mãe veio de lá, nascida em Venda Nova do Imigrante, mudou-se para o Rio assim que se casou. Eu brinco que fui gerada lá, porque tenho um amor enorme por essa cidade.... Minhas férias de janeiro foram sempre passadas lá, aproveitei muito e aprendi muito com a natureza e a
simplicidade dos moradores.
Fiz grandes amigos, tive um namorado de lá, curti muito minhas idas a Festa da Polenta (ainda curto, não deixo de ir todo ano).
Enfim, quem tiver a oportunidade de visitar esse lugar vai ver com os próprios olhos o que digo...
Agradeço a Deus todos os dias pela minha família que mora lá, que sempre me recebe com todo amor e carinho, sempre volto de lá com uns quilinhos a mais. Cada visita um lanchinho com delícias da terrinha... O café de lá é ótimo, o queijo muito bom também...
Um pouquinho de Venda Nova (retirado do site da cidade:
http://www.vendanova.es.gov.br/)

"Prepare-se para caminhar, respirar ar puro, apreciar belas paisagens e dar adeus ao estresse. Distante 103 km da capital do Espírito Santo, Vitória, o município de Venda Nova do Imigrante é um refúgio para quem busca tranqüilidade, lazer e diversão em meio à Mata Atlântica.

A cidade destaca-se não só pelas belezas naturais de seus vales e montanhas, mas também pela rica cultura trazida pelos imigrantes que colonizaram a região no fim do século XIX.

A colonização predominantemente italiana deixou fortes traços na cultura, na culinária e no modo de vida da população. A economia do Município é essencialmente agrícola e o principal produto é o café arábica, considerado o melhor do Estado.

Venda Nova também é conhecida por suas festas, que atraem pessoas de diversas partes do Estado em busca da contagiante animação e hospitalidade local. A mais famosa delas, a festa da Polenta, é a maior celebração da cultura italiana do Espírito Santo.

Quem gosta de esportes radicais não vai conseguir ficar parado. Trilhas para jipes e motos, pedras ideais para rapel e escada e diversas rampas para salto de asa-delta e parapente fazem a alegria dos amantes dos esportes radicais que visitam a cidade.

Outra atividade que vem se desenvolvendo e tem trazido bons resultados é o agroturismo. Em Venda Nova podem-se comprar diversos produtos caseiros no local onde são produzidos e ainda visitar belas propriedades rurais.

Agora que você conhece um pouco do que a nossa cidade tem para oferecer, venha nos visitar. Estamos te esperando!"

"O agroturismo de Venda Nova surgiu sem nenhum planejamento; os produtores nem sabiam que esta atividade existia. Os turistas simplesmente começaram a entrar nas propriedades rurais com o objetivo de conhecer como os produtos eram feitos.

Venda Nova do Imigrante foi a primeira cidade capixaba a praticar o agroturismo, e tem se destacado em todo o Brasil como modelo de desenvolvimento ideal dessa atividade. A prefeitura de Venda Nova investiu no agroturismo e uma de suas principais ações foi criar um Selo para garantir a qualidade e a autenticidade dos produtos.


O agroturismo é uma atividade essencialmente familiar, praticada nas pequenas propriedades rurais em que o turista pode ter a oportunidade de acompanhar o processo de produção do alimento."

"Além de uma boa conversa, o agroturismo de Venda Nova oferece uma grande variedade de produtos: são geléias, doces, biscoitos, pães, café, fubá, socol, leite, queijo, ricota, iogurte, vinhos, licores e cachaças. Algumas propriedades também produzem verduras e frutas sem nenhum tipo de agrotóxico e outras dedicam-se ao artesanato.
Confira a lista das propriedades que praticam o agroturismo e venha nos visitar!
Quem desejar fazer visitas técnicas às propriedades do agroturismo deve entrar em contato com a Secretaria de Turismo ou com a Incaper. Já as visitas turísticas devem ser marcadas com o Agrotur."













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar